O Clube 10 de Maio foi fundado pelo Capitão Gervásio Rodrigues, Prefeito Municipal, e ilustres joaçabenses, reunidos no dia 10 de maio de 1931 – daí o seu nome - , logo já montaram a diretoria executiva e o Estatuto do Clube foi elaborado. O Primeiro baile aconteceu no Salão Progresso, já que o Clube não tinha sede própria, no dia 15 de agosto do mesmo ano.
Em fevereiro de 1932 foi adquirido um terreno no local onde se encontra o Clube hoje, e se iniciou a construção do prédio de madeira. Em 22 de setembro de 1934, Sob a presidência de Eurico Rauem era inaugurada a Sede própria com um suntuoso baile.
Em conseqüente do crescente desenvolvimento,do seu quadro social, uma nova sede, moderna passou a ser a prioridade de suas diretorias.
Em 11 de Maio de 1949, foi resolvido em diretoria, sendo o seu presidente o Sr. Domingos Floriani Bonato, com o apoio de todos, indistintamente, foi necessário transportar o Clube , o enorme casarão de madeira uns 50 metros de distancia, sem que o se desocupasse. Nem mesmo as garrafas da prateleira de seu bar! Fato que marcou época na cidade. Na presidência do Sr. Leonidas Menel deu se inicio a construção da nova sede, e concluída na presidência do Dr. Theobaldo Veiga Picanço.
O acabamento final, aconteceu na Presidencia do Sr. Romano massignan, em 13 de junho de 1959, um monumental baile deu por inaugurada a nova sede social, todo em alvenaria, enfeitando a esquina da Rua Getulio Vargas com Avenida Quinze de Novembro.
Cada presidente, cada membro das diretorias, todos tem um valor especial na história do Clube 10 de Maio. Nomearemos aqui somente os presidentes e ano de seus mandatos, mas temos todos os registros em livro especial, diretorias que fizeram a história do Clube, juntamente com seus associados.